COLETIVO: SEJA A MÍDIA, FAÇA A MÍDIA!!
A proposta de "uma nova mídia" continua firme e forte, ganhando força na sociedade.
Seguimos com nossos projetos e ações de crítica, democratização e revelação dos mecanismos da mídia.
Voltamos à disponibilizar nosso acervo "underground" : a "banca popular" de Filmes Alternativos Raros e Extraordinários está aberta!.
São títulos ótimos, com conteúdo que não se encontra por aí: filmes que não passam na sessão da tarde nem no fantástico.
Filmes de movimentos sociais, de denúncias ás corporações, aos "Impérios" e ás guerras; filmes de sensibilidade e apelo á uma mudança profunda na sociedade de hoje; de crítica e ironia ao atual "sistema".
São documentários ou filmes mesmo, que nos mostram o "outro lado da história" que o poder esconde da população. Assista e comprove.
e não se esqueça:
SEJA A MÍDIA! FAÇA A MÍDIA!
A proposta de "uma nova mídia" continua firme e forte, ganhando força na sociedade.
Seguimos com nossos projetos e ações de crítica, democratização e revelação dos mecanismos da mídia.
Voltamos à disponibilizar nosso acervo "underground" : a "banca popular" de Filmes Alternativos Raros e Extraordinários está aberta!.
São títulos ótimos, com conteúdo que não se encontra por aí: filmes que não passam na sessão da tarde nem no fantástico.
Filmes de movimentos sociais, de denúncias ás corporações, aos "Impérios" e ás guerras; filmes de sensibilidade e apelo á uma mudança profunda na sociedade de hoje; de crítica e ironia ao atual "sistema".
São documentários ou filmes mesmo, que nos mostram o "outro lado da história" que o poder esconde da população. Assista e comprove.
e não se esqueça:
SEJA A MÍDIA! FAÇA A MÍDIA!
"Ama a realidade que constrói, que nem mesmo a morte deterá teu vôo."
“Movimentos Sociais e Geografia: sobre a(s) espacialidade(s) da ação social” é resultado da tensão entre duas formas de olhar: um olhar “sobre” e outro olhar “a partir de”. Fruto de uma reflexão que brota da experiência concreta de participação em lutas sociais, o livro traz para o centro da análise espacial a ação e o protagonismo, de sujeitos individuais e coletivos. Movimentos sociais são uma forma específica de ação social, mas resultam da convergência de diversas formas de ação. Esta multiplicidade constituinte confere aos movimentos uma complexidade cuja leitura a partir de raciocínios centrados no espaço ajuda a compreender, tanto no que os movimentos tem de convergências quanto de divergências. Fala-se aqui de “dimensões espaciais dos movimentos sociais”, exercícios de leituras das formas de ação enredadas que formam as tessituras dos movimentos. Estruturas, experiências, conflitos, processos, componentes imbricados na construção dos movimentos sociais, são interpretados a partir das lentes da ciência geográfica.
Prof. Renato Emerson dos Santos
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Depto. de Geografia da Faculdade de Formação de Professores
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Rio de Janeiro
Introdução à Climatologia
A série Textos Básicos de Geografia visa contribuir, por meio do fornecimento de material didático, com a formação acadêmica dos graduandos em licenciatura e bacharelado em Geografia e áreas afins. Os livros dessa série não têm a pretensão de substituir bibliografias já consagradas, utilizadas nas diferentes disciplinas dos cursos, mas, sim, pretendem somar-se a essas bibliografias, proporcionando a disponibilidade de uma maior quantidade e qualidade de informações. A idéia central da série é disponibilizar um livro introdutório de conceitos básicos em cada uma das principais disciplinas presentes nos currículos dos cursos universitários brasileiros. Graças à grande variabilidade curricular existente no país, serão disponibilizados, em um primeiro momento, os seguintes livros: Introdução à Climatologia, Introdução à Hidrogeografia e Introdução à Geomorfologia, o que não inviabiliza, a posteriori, a confecção de outros títulos de grande relevância.
Iniciando a série, apresentamos o livro Introdução à Climatologia, que traz alguns conceitos básicos abordados na disciplina homônima considerada chave para o entendimento de outras áreas do conhecimento, como hidrografia, pedologia, geomorfologia e biogeografia.
Fillipe Tamiozzo Pereira Torres
Pedro José de Oliveira Machado
Geografia e ensino: abordagens conceituais e temáticas.
A Geografia está sempre se reinventando, tentando acompanhar o mundo com suas mudanças e expectativas. Mais ainda quando se trata de pensar o ensino dessa ciência, que hoje assume papel fundamental em virtude da necessidade de compreensão do ser humano e da natureza, em uma sociedade em que um único conjunto de técnicas (e tecnologias) domina o globo.
Geografia e Ensino: Abordagens Conceituais e Temáticas é uma coletânea de textos que pretende abordar e discutir questões conceituais e metodológicas do ensino de Geografia, temáticas do rural e urbano, integração regional, cartografia e o processo de formação do professor. Os cursos de Geografia têm grande responsabilidade na melhoria da educação no Brasil, caminho mais seguro para um desenvolvimento realmente sustentável, baseado na valorização equilibrada dos seres humanos e dos lugares em que vivem.
Este livro foi organizado pelos professores Aloysio Marthins de Araújo Junior e Orlando Ferretti, ambos os professores do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação na Universidade Federal de Santa Catarina responsável pela formação dos licenciados do curso de graduação em Geografia da UFSC. Aloysio concentra sua pesquisa em temas de Geografia Humana especialmente econômica e política. Ferretti, recém concursado para a docência da UFSC na área de metodologia de ensino em geografia, ainda é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia, desenvolve pesquisa com temáticas ambientais e ensino. Na obra estão envolvidos outros docentes e discentes da recém criada linha de pesquisa voltada ao ensino - Geografia em Processos Educativos - que busca integrar temáticas das duas concentrações do Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFSC) Desenvolvimento Regional e Urbano, e Utilização e Conservação de Recursos Naturais. Esta obra é resultante, em parte, das experimentações no desenvolvimento desta linha, busca a consolidação da pesquisa voltada ao ensino e às temáticas do cotidiano escolar.
Orlando Ferretti
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Metodologia de Ensino
Ensino de Geografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário