quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Relatos de Experiências (REs)

Espaço de encontro dos professores e coletivos para relatar suas experiências educativas.

As inscrições previas serão feitas on-line a partir dos eixos pré estabelecidos. Aceites automáticos. O tema do aceite será o do eixo.

Seguem os eixos de 1 a 13

NÃO HÁ NECESSIDADE DE ENVIO PRÉVIO DE PROPOSTAS PARA OS REs


1) Linguagens, Mídias e Novas Tecnologias no Ensino de Geografia

Reflexões sobre o ensino de geografia: suas linguagens, técnica(s) e método(s). O uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: literatura, música, internet, artes cênicas. Experiências e propostas de elaboração de material didático e as condições dessa produção. O uso das novas tecnologias na sala de aula. O papel das mídias como instrumentos de análise da realidade e práticas de ensino. Discutir o papel da literatura, da linguagem como forma de conceber o transcendente e a transmissão de conhecimento.


2) A Escola Como Espaço de Conflitos

Geografia e as políticas educacionais, desigualdades e diversidades. Políticas públicas educacionais: Estado e mercado. Diversidade cultural. Escola como um espaço de reflexão e mediação de conflitos. Identidades, intolerância e as diferenças no espaço escolar. A questão do gênero no contexto escolar.


3) A Escola Como Espaço de Produção e Reprodução de Preconceitos

Propostas e Desafios Diante das Diversidades das escolas. O papel da escola na mediação dos conflitos preconceituosos. Preconceito e a escola. Pluralidade étnica e preconceitos. A produção e reprodução dos preconceitos nas escolas brasileiras. A questão da sexualidade no contexto escolar.


4) Precarização do Trabalho Docente

A situação do trabalho docente. Valorização do profissional em Geografia. Formação inicial e continuada dos professores. Desafios e experiências profissionais do professor na polidocência (presencial e a distância). PNE (2011-2020): propostas e possibilidades. As políticas educacionais e os desafios no cotidiano escolar. A organização política da categoria profissional.


5) Educação Inclusiva

Práticas educacionais inclusivas, formação docente. Acesso as escolas regulares. O papel das escolas na inclusão de discentes. Alternativas pedagógicas para educação inclusiva. A política nacional para educação inclusiva. Política de Inclusão nos cursos de formação de professores.


6) EJA

EJA e a educação inclusiva e profissional. Desafios e Demandas para a EJA. Formação de educadores para EJA. Currículo e política pública para EJA. Estratégias didático-pedagógicas para EJA.


7) A Questão do Livro Didático

Uso e desusos do livro didático. Ideologias, concepções e metodologias do livro didático. Livro didático: alcances e limites. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Desafios e perspectivas do Projeto Político Pedagógico e a relação com o livro didático. O livro didático digital e as novas possibilidades educacionais.


8) Ambiente e Natureza

As diferentes escalas de análise das questões sócio-naturais-ambientais do planeta e as diferentes abordagens no ensino de geografia. Para esta temática serão abordadas questões ambientais, climáticas, geomorfológicas, pedológicas, biogeográficas atuais, entre outras, bem como os impactos da ação do homem sobre o meio e possíveis abordagens no cotidiano escolar. Análise da questão ambiental no currículo de geografia. Os movimentos ambientais e a escola. Educação ambiental.


9) Práticas de Geografia nos Anos Iniciais do Processo Educativo

O papel da geografia nesse nível do ensino e a necessidade de se iniciar, nessa fase, um processo de alfabetização cartográfica. O currículo de geografia e a influência no processo de alfabetização e re-conhecimento do mundo. Reflexão e análise sobre as praticas escolares nas series iniciais. A geografia como prática para entender o mundo, como sujeito e entendendo o sentido de sua significação no encontro das realidades de espaço/ tempo. Práticas de geografia nos anos iniciais da educação básica. Geografia da Infância e a educação básica.


10) Cartografia na Escola

Produção e uso de bases cartográficas no ensino de geografia. A cartografia como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Alfabetização cartográfica. A representação do espaço geográfico através da cartografia. A cartografia e a formação de professores. A cartografia: currículo, saberes e práticas. A emergência da cartografia crítica e suas variações.


11) Globalização e Geopolítica

A globalização e a geopolítica na sala de aula: desafios e perspectivas atuais para sala de aula. Identidades, realidade local e a sala de aula. A globalização e seus efeitos no ensino de geografia.


12) Práticas e Processos Educativos no Campo

Práticas e processos educativos na realidade do campo. Currículo e ensino de geografia nas escolas do campo. Ampliação do acesso, permanência e direito à escola pública de qualidade no campo. A construção de uma política especifica para a educação no campo. Escola, identidade e permanência no campo. Pedagogia da alternância, proposta para permanência na escola. Os movimentos sociais e a educação.


13) Práticas e Processos Educativos no Urbano

Práticas e processos educativos na realidade diversificada no urbano. Currículo e ensino de geografia nas escolas do urbano respeitando a diversidade. Ampliação do acesso, permanência e direito à escola pública de qualidade. Os movimentos sociais e a educação. Respeito à diversidade. Escola publica X escola particular. Os problemas urbanos e sua abordagem pedagógica. Cidades Educadoras.

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